Empresas brasileiras se destacam em Houston no evento promovido pelo IBP e Petrobras sobre montagem de módulos em plataformas

FONTE: Petronotícias

NUCLEP-135x300HOUSTON – O evento mais importante realizado no final da tarde de ontem (7), aqui em Houston, fora das dependências do NRG Park, onde está sendo realizada a OTC, foi o encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Petrobrás, em parceria com a APEX Brasil. Foi uma reunião entre fornecedores brasileiros e investidores internacionais para fomentar novos negócios no setor naval. O “Maritime Industries Connections – Brazil Offshore Energy Sector Roundtable Business Meeting – Brazilian Shipyards Map” reuniu líderes da indústria para discutir parcerias estratégicas que visam revitalizar e modernizar a indústria naval e marítima brasileira. Participaram do encontro o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás,

Carlos José Travassos, e o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates. “Desejamos apoiar sempre a indústria nacional para ampliar sua competitividade e oportunidades de negócios. Esta iniciativa é uma oportunidade para empresas brasileiras reforçarem seu compromisso com entregas de qualidade e excelência dentro de um mercado segmentado, aquecido e com demanda cada vez mais direcionada para soluções de baixo carbono”, comentou Ardenghy.

O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, disse que “Pela primeira vez estamos promovendo um encontro entre os principais fornecedores brasileiros e estrangeiros da indústria offshore. Juntos na mesma mesa, os estaleiros nacionais terão a oportunidade de apresentar aos seus pares internacionais sua capacidade de construção e de atuar em parceria com empresas estrangeiras.” Já Carlos Travassos explicou quepainel_carlos_travassos_-_otc_2  “Conhecemos o potencial dos estaleiros nacionais para atender às demandas da Petrobrás e vemos oportunidade para crescimento desse segmento. Com essa iniciativa, estamos aproximando players que podem atuar juntos para garantir o atendimento aos requisitos de conteúdo local previstos nos contratos”.

O encontro reuniu 36 empresas do Brasil e 18 de outros países, além de entidades do setor. Recentemente, em um trabalho conjunto com empresas associadas e o Sinaval, o IBP lançou o Mapa de Estaleiros, que é composto por um painel intuitivo com oportunidade para filtrar a pesquisa por estaleiros aptos para produzir FPSOs, diferentes embarcações ou mostrar seus dados, como posição geográfica, capacidade de movimentação de aço e porte de todo Brasil, sempre atualizado em tempo real. O objetivo é que armadores, petroleiras e investidores conheçam toda infraestrutura dos estaleiros no país. Depois de uma apresentação bastante substancial, pareceu ao Petronotícias que a parceria formada pela maior caldeiraria pesada privada do Brasil, a EBSE, a maior caldeiraria pesada estatal, a Nuclep, e a Gran Energia, com condições favoráveis e com a experiência considerável, está bem posicionada para ser uma das vitoriosas na escolha dos estaleiros internacionais no momento de decidir onde cumprir o conteúdo local na construção dos futuros FPSOs a serem contratados.

Equipe EBSE, Nuclep e Gran Energia

Equipe EBSE, Nuclep e Gran Energia

O Presidente da EBSE, Marcelo Bonilha, que fez a apresentação da experiência do consórcio para os construtores, disse que “ A EBSE, além da Nuclep e da Gran Energia, tem condições e experiência suficientes para participar deste projeto, que marcará sobremaneira a retomada dos negócios da Petrobrás neste segmento específico. Juntas, as nossas empresas formam uma experiência acima da média e mostramos, através das nossas experiências, que somos capazes para entregar todos os módulos de forma segura e bem montados tecnicamente, dentro do prazo que for estabelecido. É um trabalho que já fizemos e conhecemos bem.”

Carlos Seixas, Presidente que levou uma nova face para Nuclep, com um trabalho eficiente na construção dos nossos novos submarinos, também participou da apresentação, destacando a liderança da Nuclep e vários segmentos de montagem. A Nuclep também participou da montagem de váris módulos, tanto para SBM como para Modec, assim como a EBSE: “Seguramente estamos prontos e em condições imediatas para começar este trabalho em qualquer tempo. Temos espaço, saída para o mar, a experiência dos nossos engenheiros e do nosso corpo técnico, que estão entre os melhores do Brasil. Temos capacidade e experiência comprovadas para fornecer módulos complexos para plataformas da Petrobrás, garantindo qualidade e eficiência que atendem aos padrões exigidos pelo setor.”