Os maiores produtores de petróleo do mundo em 2023

FONTE: Revista OE

Isso foi postado originalmente em nosso  aplicativo Voronoi . Baixe o aplicativo gratuitamente no  iOS  ou  Android  e descubra gráficos incríveis baseados em dados de uma variedade de fontes confiáveis.

Apesar dos esforços para descarbonizar a economia global, o petróleo continua a ser um dos recursos mais importantes do mundo. É também produzido por um grupo bastante limitado de países, o que pode ser uma fonte de alavancagem económica e política.

Este gráfico ilustra a produção global de petróleo bruto em 2023, medida em milhões de barris por dia, proveniente da Administração de Informação de Energia dos EUA ( EIA ).

Três países respondem por 40% da produção global de petróleo

Em 2023, os Estados Unidos, a Rússia e a Arábia Saudita contribuíram colectivamente com 32,8 milhões de barris por dia para a produção global de petróleo.

Produção de petróleo 2023 Milhões de barris por dia
🇺🇸NÓS 12,9
🇷🇺Rússia 10.1
🇸🇦Arábia Saudita 9.7
🇨🇦Canadá 4.6
🇮🇶Iraque 4.3
🇨🇳China 4.2
🇮🇷Irã 3.6
🇧🇷Brasil 3.4
🇦🇪Emirados Árabes Unidos 3.4
🇰🇼Kuwait 2.7
🌍Outro 22,8

Estas três nações têm dominado consistentemente a produção de petróleo desde 1971. A posição de liderança, no entanto, alternou entre elas ao longo das últimas cinco décadas.

Em contraste, a produção combinada dos três maiores produtores seguintes – Canadá, Iraque e China – atingiu 13,1 milhões de barris por dia em 2023, ultrapassando apenas a produção apenas dos Estados Unidos.

No curto prazo, nenhum país deverá ultrapassar o recorde de produção alcançado pelos EUA em 2023, uma vez que nenhum outro produtor atingiu alguma vez uma capacidade diária de 13,0 milhões de barris. Recentemente, a estatal Saudi Aramco da Arábia Saudita descartou planos para aumentar a capacidade de produção para 13,0 milhões de barris por dia até 2027.

Em 2024, os analistas prevêem que os EUA manterão a sua posição como maior produtor de petróleo . Na verdade, segundo o Macquarie Group , a produção petrolífera dos EUA deverá atingir um ritmo recorde de cerca de 14 milhões de barris por dia até ao final do ano.