Novo Programa de incentivos quer atender a 293 mil micro, pequenas e médias empresas
FONTE: PetroNotícias
O Programa Novo Brasil Mais Produtivo pretende atender 293 mil micro, pequenas e médias empresas de todo o país, até 2027, em uma jornada de produtividade e transformação digital. O programa conta com mais de R$ 2 bilhões e vai contemplar empresas de todo o Brasil. Os interessados já podem se inscrever por meio da Plataforma de Produtividade para ter acesso gratuito a diagnóstico e estratégia de gestão, consultorias e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta ou eficiência energética. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou a necessidade de as pequenas indústrias se tornarem mais competitivas. “O mundo vai ter que descarbonizar e o Brasil é o grande protagonista em inúmeras rotas tecnológicas. Teremos uma oportunidade importante de nos reindustrializar.”
Para o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, o programa é positivo. “É importante reconhecermos o quanto o ministério foi ousado na composição desse programa, além do trabalho em conjunto, que será capaz de fazer grande diferença para a economia“, destacou Leal. O Programa Novo Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo MDIC em uma parceria inédita entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), “a retomada do protagonismo da indústria como propulsora do desenvolvimento socioeconômico do país requer políticas de desenvolvimento produtivo e tecnológico modernas. A adoção de práticas industriais alinhadas aos princípios da sustentabilidade estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras e ecoeficientes, gerando vantagens competitivas ao reduzir impactos ambientais negativos”. O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental. A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.