3R Petroleum confirma recebimento de carta com proposta da Maha, que vê ‘profundo valor’ em ativos

Companhia informou que manterá atual estratégia de negócios até a análise

FONTE: Valor Econômico

A 3R Petroleum confirmou que a Maha Energy assinou instrumentos derivativos com liquidação financeira equivalentes a 11.999.248 ações ordinárias, o equivalente a 5% do total. A Maha realizará  teleconferência nesta quinta-feira (18), às 10h30 (horário de Brasília), para detalhar a operação.

A empresa também confirmou o recebimento de carta onde a companhia sueca propõe ao seu conselho a segregação dos ativos de exploração de petróleo e gás em terra e marítimos, visando redução de custos e ganhos de eficiência.

“A companhia analisará o conteúdo da carta e adianta que manterá sua atual estratégia de negócios, bem como manterá seus investidores e o mercado em geral devidamente informados”, afirma a 3R, em comunicado.

A Maha Energy diz que os derivativos se inserem na estratégia de investimentos da empresa e, com a oportuna substituição por participação acionária direta, contribuir para as estratégias de longo prazo da 3R. “Isso representa um investimento estratégico e de longo prazo para nós”, diz Kjetil Solbraekke, diretor-presidente da Maha, em nota. Ele destaca que a companhia esteve envolvida na fundação e crescimento inicial da 3R.

“Possuímos um conhecimento profundo do valor que existe nos ativos da 3R”, afirma o executivo. Ele destaca que a proposta e o início de um movimento de consolidação no segmento de exploração em terra do Brasil.

Neste momento, a companhia sueca não visa o atingimento de uma participação pré-definida e o investimento não objetiva a alteração da estrutura do controle da 3R. No entanto, podem indicar membro para o conselho da empresa.

Na operação, detalhada em carta, a Maha propõe que a 3R realize uma troca de ativos com a PetroReconcavo. O plano é agrupar todos os campos onshore debaixo da segunda empresa, gerando ganhos de US$ 1 bilhão em sinergias.