IBS inicia construção de termelétrica em Lençóis Paulista, de R$650 mil
FONTE: Revista OE
Localizada a 7 km do centro da cidade de Lençóis Paulista e a 286 km da capital de São Paulo, a Usina Termelétrica Cidade do Livro começa a ser construída pelo grupo IBS Energy. O empreendimento que produz energia renovável proveniente de múltiplas biomassas receberá investimentos de R$ 650 milhões, tornando-se a maior térmica do Brasil voltada para a geração de bioenergia e bioeletricidade. A previsão é que a operação comercial seja iniciada em julho de 2026.
Vencedor do primeiro leilão de reserva de capacidade promovido pela ANEEL e pela CCEE em 2021, o projeto da UTE Cidade do Livro foi o único empreendimento de energia verde que teve êxito no certame, na época. Após sua conclusão, a UTE terá capacidade de abastecer uma cidade de até 1 milhão de habitantes.
Instalada em área de 146 mil m2, a planta irá movimentar para seu abastecimento área equivalente a 20 mil hectares de floresta plantada de eucalipto. A flexibilidade do projeto permite ainda uso de outros tipos de biomassa, como palha da cana de açúcar, cavaco de madeira, resíduos florestais e palha de milho, utilizando a queima direta em caldeira a vapor para gerar 250 toneladas por hora.