.

Transportadoras disponibilizam Plataforma Eletrônica de Gás que oferece visão integrada das ofertas e demandas de gás natural

FONTE: TN Petróleo

Portal de Oferta de Capacidade, o POC, agora oferece um ambiente exclusivo com visão integrada e otimizada das ofertas e demandas de gás natural: a Plataforma Eletrônica de Gás. O novo espaço possibilita que as transportadoras de gás, que são a contraparte obrigatória nas transações comerciais, registrem suas ofertas de forma ágil e simplificada. Dessa forma, após os registros e consultas, as transportadoras poderão entrar em contato com os agentes comercializadores para dar sequência às negociações, visando eventuais celebrações de contratos de compra ou venda de moléculas.

O novo ambiente traz mais uma evolução para o POC, que é o primeiro marketplace do mercado brasileiro de gás natural e, desde 2021, disponibiliza a aquisição de produtos e serviços da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A – TBG, da Nova Transportadora do Sudeste – NTS e da Transportadora Associada de Gás – TAG.

A Plataforma Eletrônica de Gás está disponível para Transportadores e Comercializadores no www.ofertadecapacidade.com.br. Para acessá-la, é preciso preencher o cadastro e fazer upload da cópia da Autorização de Comercialização de Gás emitida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Sobre a NTS – A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A – NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha com capacidade de transporte contratual de 158,2 milhões m³ de gás por dia. Os gasodutos da NTS ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.

Sobre a TAG – A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São 3.700 km na região costeira do Brasil – nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro -, e outros 800 km no Amazonas. A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 65% de participação, empresa líder em energia renovável do país, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, e a CDPQ, grupo de investimentos global, com 35% de participação.

Sobre a TBG – A TBG é a empresa brasileira responsável pelo transporte ininterrupto de gás natural para o principal eixo econômico do Brasil, entregando até 30 milhões de m³/dia do combustível às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, que representam mais de 50% do PIB nacional. A TBG abastece termelétricas, refinarias e sete distribuidoras de gás.