.

Petrobras assina acordo com Porto do Açu para descomissionamento de plataformas

Contrato terá duração de três anos e prevê também prestação de serviços de apoio às unidades e disponibilização de energia elétrica

FONTE: Valor Econômico

A Petrobras fechou um acordo com o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, para apoio ao descomissionamento de plataformas até definição do destino da unidade, segundo a estatal. O contrato prevê a disponibilização de cais para acostamento temporário de unidades de produção em descomissionamento seguindo práticas de reciclagem e sustentabilidade. O objetivo é descomissionar 26 plataformas em cinco anos.

O contrato com o Porto do Açu vai ter duração de três anos e terá também prestação de serviços de apoio às unidades e disponibilização de energia elétrica.

Conforme a Petrobras, o descomissionamento consiste em um conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva das operações de uma plataforma. É um processo natural dentro do ciclo produtivo da indústria de óleo e gás, diz a companhia. A Petrobras destinará US$ 9,8 bilhões para atividades de descomissionamento, de acordo com o seu planejamento estratégico 2023-2027.

Dentro das atividades de descomissionamento estão previstas as atividades de tamponamento definitivo de poços, limpeza e destinação dos sistemas submarinos e plataformas.

Em julho, a Petrobras vendeu a plataforma P-32 em leilão para a Gerdau e o estaleiro Ecovix para a reciclagem da embarcação. Esse foi o primeiro caso de destinação sustentável das estruturas.