.

Azevedo e Travassos anuncia retorno à exploração e produção de óleo e gás

FONTE: PetroNotícias

Reconhecida como uma das primeiras empresas privadas a obter sucesso na exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural no Brasil, o grupo Azevedo e Travassos anunciou que irá retornar a esse segmento de atuação. Em comunicado ao mercado, a empresa disse que está em busca de novas oportunidades em E&P, após a incorporação da subsidiária Azevedo e Travassos Petróleo (ATP).

Com a criação da subsidiária integral ATP, que conta com uma equipe técnica altamente qualificada e um valioso know-how na exploração e produção de petróleo, a Azevedo e Travassos está pronta para aproveitar as novas oportunidades que se apresentam no mercado”, escreveu o diretor de relações com investidores do grupo, Bernardo Mendonça de Araújo.

Desde meados dos anos 1980 até 2000, a empresa foi responsável pela produção de petróleo e gás no Nordeste do Brasil. A Azevedo e Travassos deu início às suas atividades de pesquisa e exploração na década de 1980, por meio dos contratos de risco da Petrobrás. A companhia também assinou, no passado, contratos de blocos exploratórios, investiu em poços pioneiros e descobriu quatro campos terrestres de petróleo, conquistando reconhecimento técnico e comercial.

A estratégia da companhia abrange desde a consolidação de micro e pequenos produtores de campos maduros terrestres até a participação em licitações para exploração de poços maduros onshore da Petrobrás”, acrescentou Araújo. O grupo avalia ainda explorar concessões em países de língua portuguesa, especialmente em nações africanas, onde acredita que existam grandes possibilidades de desenvolvimento no setor de petróleo e gás.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS

Além da subsidiária integral voltada para a exploração de petróleo e gás onshore no Brasil e no exterior, a empresa também aprovou a incorporação da Azevedo e Travassos Internacional. Essa nova subsidiária será exclusivamente dedicada à expansão internacional da empresa, gerenciando recursos, contratos e oportunidades de negócios fora do país. A companhia pretende diversificar sua base de ativos e aproveitar ao máximo as novas perspectivas e parcerias que surgem no mercado global.

A Azevedo e Travassos Internacional estará comprometida em buscar oportunidades de investimento, estabelecer parcerias estratégicas, adquirir licenças e concessões exploratórias, bem como gerir contratos e projetos internacionais em conformidade com os padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade pelos quais a Azevedo e Travassos é reconhecida. A empresa está confiante de que a expansão internacional proporcionará um crescimento sólido e sustentável, trazendo benefícios tanto para os acionistas quanto para as comunidades onde a empresa atua”, concluiu Araújo.

Para lembrar, a atuação da Azevedo e Travassos na indústria petrolífera até então estava restrita à serviços de engenharia. Em 2021, o grupo adquiriu a Heftos Engenharia, empresa atuante no negócio de óleo e gás. Essa compra ampliou a capacidade técnica e operacional em serviços de engenharia no segmento.