.

Engecampo assina contrato com a Petrobras para ampliação da produção da RNEST

FONTE: PetroNotícias

rnest_1Um novo e importante negócio para a empresa gaúcha Engecampo Engenharia. A companhia conquistou um contrato da Petrobrás para a realização de serviços de ampliação e modernização de unidades já em operação na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. O contrato é fruto de uma licitação lançada pela estatal em setembro do ano passado. O Petronotícias apurou que a Engecampo fez a melhor proposta na concorrência (cerca de R$ 91,7 milhões), desbancando a concorrente Norteng Engenharia (que apresentou uma oferta de R$ 176,3 milhões). As demais companhias habilitadas na licitação não apresentaram propostas.

A ideia da Petrobrás com a modernização da RNEST é aumentar a oferta de diesel para o mercado brasileiro a partir de 2025. Após a conclusão das obras, a refinaria terá um aumento na capacidade total de processamento do Trem 1, passando dos atuais 115 mil barris de petróleo por dia para 130 mil barris por dia. De acordo com o cronograma de atividades, os trabalhos de modernização da planta deverão ser concluídos no quarto trimestre de 2024.

engecampoO escopo de atuação da Engecampo na RNEST será concentrado em seis unidades: U-11 (Unidade de Destilação Atmosférica), U-21 (Unidade de Coqueamento Retardado), U-69 (Unidade de Armazenamento de Águas Ácidas), U-26 (Unidade de Tratamento Cáustico Regenerativo), U-28 (Unidade de Tratamento e Regeneração de MDEA I) e U-38 (Unidade de Tratamento e Regeneração de MDEA III).

A Refinaria Abreu e Lima iniciou suas operações em 2014 com o primeiro conjunto de unidades (Trem 1). A planta é a mais recente unidade de refino construída pela Petrobrás. A refinaria está no Complexo Industrial Portuário de Suape, a 45 km da capital Recife (SP). A produção da planta é focada em diesel (70%). A RNEST foi projetada para produzir diesel com baixo teor de enxofre de acordo com os rígidos padrões internacionais – o Diesel S-10 (concentração de 10 partes por milhão de enxofre).

A Engecampo foi fundada em 1987 e foca suas atividades em Montagens Industriais, Manutenção Industrial e Construção Civil. A empresa já executou contratos em boa parte das refinarias existentes no Brasil, em várias bases e instalações portuárias para estocagem e logística, de óleo cru/derivados, assim como em instalações de grande porte para compressão de gás natural.