.
Investimento de R$ 800 milhões em mina de potássio em Sergipe
Vida útil do complexo de extração de silvinita e produção de potássio de Taquari-Vassouras será ampliada até 2030
FONTE: Brasil Mineral
A Mosaic Fertilizantes anunciou um investimento da ordem de R$ 800 milhões para ampliar a vida útil do complexo de extração de silvinita e produção de potássio de Taquari-Vassouras, localizado no município de Rosário do Catete, no estado de Sergipe.
De acordo com a Mosaic, o investimento se destinará à aquisição de equipamentos e melhoria da infraestrutura, com o objetivo de aumentar a produtividade e assegurar a continuidade das operações. O complexo de Taquari-Vassouras foi implantado no início da década de 1980, por uma então subsidiária da Petrobras, a Petromisa (Peetrobras Mineração S.A). Posteriormente o empreendimento foi transferido para a Vale Fertilizantes, subsidiária da Vale, que depois vendeu todos os seus ativos de fertilizantes no Brasil, incluindo o complexo de Taquari-Vassouras, para a Mosaic.
A chegada dos novos equipamentos está prevista para 2024, permitindo que a capacidade de produção, que em 2022 foi de 370 mil toneladas de cloreto de potássio, alcance 450 mil toneladas.
“Cientes da importância e viabilidade dessa operação para o mercado nacional, decidimos fazer esse investimento para estender a vida útil dessa operação e aumentar sua capacidade produtiva em um mercado que deve continuar crescendo”, disse em nota a presidente da Mosaic Fertilizantes, Corrine Ricard.
A companhia ainda ressaltou que investimento está alinhado com as metas do Plano Nacional de Fertilizantes, que visa reduzir a dependência de importação de fertilizantes para suprimento da agricultura brasileira, em franca expansão.