.
VLI investe R$ 200 milhões na compra de nove locomotivas para ampliar negócios na Ferrovia Centro-Atlântica
FONTE: PetroNotícias
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – assinou contrato para aquisição de nove locomotivas da Wabtec, que irão se juntar à frota premium da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O negócio fechado movimenta cerca de R$ 200 milhões, em mais um investimento da VLI na indústria nacional de materiais rodantes. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues dentro de um prazo de até 18 meses. A aquisição das locomotivas atende a demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia, por onde insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose são escoados em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. Entre eles, fluxos iniciados recentemente pela companhia, como o transporte de celulose solúvel para a LD Celulose, em um contrato que prevê a movimentação de 500 mil toneladas anuais do material, produzido no Triângulo Mineiro, até o porto de Barra do Riacho (ES).
“A aquisição das locomotivas reforça nosso compromisso com os clientes que transportam suas cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção aos portos do Espírito Santo e a capacidade do nosso time de cocriar soluções para gerar eficiência. Este negócio representa mais uma contribuição da VLI para o desenvolvimento da indústria ferroviária nacional, o que também acontecerá uma vez concluído o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em virtude da necessidade do incremento da frota atual para atender ao aumento do volume de carga esperado com a renovação”, disse o CEO interino, Fábio Marchiori.
Apenas para o contrato da LD Celulose, a companhia investiu R$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas. A empresa agora estuda novos investimentos e oportunidades para aumentar os volumes transportados aos portos do Espírito Santo. Exemplo disso é o recente anúncio de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória, com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local. O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.