.
Mosaic Fertilizantes anuncia investimento milionário em nova unidade de distribuição no coração do Tocantins
FONTE: Click Petróleo e Gás
A Mosaic Fertilizantes acaba de anunciar um novo investimento na sua unidade de distribuição em Tocantins com capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano.
A Mosaic Fertilizantes investirá R$ 400 milhões no desenvolvimento de uma nova unidade de mistura, distribuição e armazenagem no terminal ferroviário de Palmeirante (TO). O investimento da unidade brasileira da multinacional Mosaic já havia sido anunciado pelo governo do estado, segundo publicações da mídia estadual.
Unidade produzirá 500 mil toneladas por ano
Com o novo investimento, a empresa expandirá sua presença no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, estados que fazem parte da região conhecida como MATOPIBA, importante fronteira agrícola, podendo ampliar seu atendimento até a região do Vale do Araguaia (MT) e norte de Goiás.
O local entrará em atividade em 2025, gerando empregos para aproximadamente 200 pessoas. No primeiro ano, a unidade da Mosaic Fertilizantes terá capacidade para a produção de 500 mil toneladas, chegando à capacidade de produção anual de um milhão de toneladas em 2028. Segundo o vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes, Eduardo Monteiro, trata-se de uma região que está em pleno crescimento.
Palmeirante conta com uma infraestrutura logística diferenciada e, com a nova unidade, será possível expandir o atendimento até a região do Vale do Araguaia (MT) e norte de Goiás, além do Matopiba. Ainda segundo Eduardo, a Mosaic Fertilizantes está feliz em anunciar um grande investimento no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e ajudar o mundo a produzir alimentos de que precisa.
Unidade contará com armazém de até 100 mil toneladas
O empreendimento ficará instalado dentro do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), administrado pela VLI Multimodal, em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), que conta com conexão ferroviária direta até o porto de Itaqui (MA), por onde chegarão matérias-primas importadas para a produção de fertilizantes.
A Mosaic Fertilizantes também atuará no atendimento da demanda por matérias-primas de seus clientes industriais em Tocantins e Mato Grosso, aproveitando sua escala e maior competitividade do novo corredor logístico. Todas as etapas exigidas para começar a construção física no primeiro semestre deste ano já estão bem encaminhadas.
A nova unidade no Tocantins contará com armazém para até 100 mil toneladas de fertilizantes e sistemas de misturas e ensaques, com capacidade de embarcar produto misturado a granel e ensacado em embalagens de 50 quilos ou big bags de 1 toneladas, boxes para segregação das variadas matérias-primas, disponibilizando flexibilidade e maior taxa de uso, sistema de correias transportadoras que ligam a unidade ao sistema ferroviário do TIPA, sistema de descarregamento rodoviário com capacidade de 300 toneladas por hora. Além disso, terá uma infraestrutura com estacionamento para caminhões, com duas balanças rodoviárias de 30 metros.
Empreendimento da Mosaic Fertilizantes utiliza conceitos de lean manufaturing
Todo o empreendimento no Tocantins foi concebido com o uso dos conceitos de lean manufaturing que buscam a otimização dos processos e redução dos tempos não produtivos, definindo o melhor fluxo interno de movimentação dos processos e redução dos tempos não produtivos, definindo o melhor fluxo interno de movimentação de materiais e sacarias, em termos de inovação contará com sistemas automatizados de carregamento em caminhões e tecnologia de ponta no controle de qualidade das matérias-primas gerando a qualidade total na entrega dos fertilizantes.
Segundo o vice-presidente de operações, Elias Lima, a escolha da localidade do investimento está ligada à estratégia de ESG da Mosaic Fertilizantes, visto que reduzirá os impactos ambientais das operações de transportes de produtos e matérias-primas. Devido à ferrovia, será possível otimizar a circulação de 27 mil caminhões anuais para a entrega de matéria-prima.