.

Nexa mira plena produção em Aripuanã em 2023

FONTE: Minérios & Minerales

Maior empreendimento mineral de Mato Grosso na atualidade, o Projeto Aripuanã, da Nexa, segue a todo vapor. O ramp-up do projeto, que é a fase inicial das operações, foi iniciado em julho de 2022, com estimativa de produção, no ano, de 23 mil toneladas de concentrado de zinco, 2,3 mil toneladas de concentrado de cobre e 7,7 mil toneladas de concentrado de chumbo. De acordo com a empresa, a plena produção e capacidade deve ser alcançada no segundo trimestre de 2023.

A mina da Nexa em Aripuanã é formada por três principais zonas mineralizadas, com uma produção média anual estimada de 70.000 toneladas de zinco, 24.000 toneladas de chumbo, 4.000 toneladas de cobre e 1.800 onças de prata. A produção vai durar 11 anos, considerando apenas o mineral e reservas estimadas pelo Regulamento S-K 1300.

Rodrigo Fonseca, gerente da Nexa Aripuanã, disse que o início das operações seguiu-se dentro do previsto. “Nossos objetivos estão sendo alcançados, tanto em termos de produção como nas áreas de responsabilidade social e ambiental”.

A operação da Nexa em Aripuanã segue a tendência recente de não dispor de barragem de rejeitos. No empreendimento, os rejeitos gerados a partir do beneficiamento dos concentrados de cobre, de chumbo e de zinco são dispostos a seco em pilhas e também são utilizados para o preenchimento das galerias no interior das minas. Esse novo modelo de destinação de resíduos também permite uma reutilização de quase 100% de toda a água usada no processo de beneficiamento dos minérios, como das frentes de serviço das minas e das áreas industriais. “Nossa planta industrial é automatizada. Estamos fazendo uma mineração sustentável, dentro de um bioma como a floresta amazônica, totalmente responsável e viável”, reforçou Thiago Rocha, Engenheiro Geotécnico da Nexa.

MULHERES NA MINA

As mulheres representam cerca de 30% da força de trabalho na operação em Aripuanã, número acima da média global, que é de 22%. Elas estão presentes tanto em cargos operacionais, como administrativos e de lideranças. A média da unidade de Aripuanã também está acima da brasileira, de acordo com o levantamento de 2022 da Women in Mining Brasil: a média de participação feminina nas operações minerais no Brasil é de 17%.

A Nexa é uma das signatárias do Win Brasil e com sua operação em Aripuanã, reforça seu compromisso no aumento significativo da participação feminina em suas operações. Uma dessas colaboradoras é Laurimar Xavier Gebrim, que entrou na Nexa por meio do Programa de Qualificação Profissional da empresa. “Eu era dona de casa, mas queria estudar e ingressar no mercado de trabalho. Fiz minha inscrição, fui selecionada e após oito meses fui contratada. Hoje eu concílio o curso, a família e o trabalho”, afirma.

Para Nayara Oliveira Abreu, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa Aripuanã, a pluralidade é um doscompromissos da empresa. “O aumento consistente da participação feminina em Aripuanã é um dos nossos objetivos e parte do nosso compromisso em ser uma empresa cada vez mais plural, com diversidade e inclusão, para promover um ambiente de oportunidade, reconhecimento e acolhimento para todos”, comenta.

 LEGADO

A Nexa destinou cerca de R$ 50 milhões para o município nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e economia desde 2019. Esses recursos foram aplicados a diversos programas socioeconômicos e obras de infraestrutura na cidade.

Em agosto de 2022, por exemplo, foram entregues três Unidades Básicas de Saúde totalmente reformadas e ampliadas. Um investimento de mais de 8,6 milhões para melhoria da infraestrutura e da qualidade do atendimento nesses espaços, que coordenada com outras iniciativas existentes de fortalecimento técnico da gestão em saúde, implementação de tecnologias de planejamento, treinamentos para equipes, dentre outros, visa a potencializar a qualidade dos serviços de saúde no município.

Alguns exemplos de investimento em infraestrutura são as melhorias realizadas no Aeroporto de Aripuanã que recebeu investimento de aproximadamente 13,5 milhões em benfeitorias na infraestrutura e pista de pouso, e a reforma da Estação de Tratamento de Águas – ETA do município, orçado em 4,8 milhões de reais.

Na área da educação, são 5 anos realizando ações de valorização da educação, com apoio técnico à gestão escolar e educacional e formação de professores, além dos mais de 1.200 alunos foram capacitados pelo Programa de Qualificação Profissional da Nexa até o momento. Parte dessa mão de obra qualificada foi absorvida pela empresa tanto na fase de implantação do projeto, como na operação. Atualmente, a unidade de Aripuanã conta com 600 colaboradores próprios, aproximadamente 1500 terceirizados e estimativa de até três vezes mais empregos gerados indiretamente no município.

A Nexa também incentiva a economia local através dos seus programas de fomentos, capacitações e consultorias técnicas. Um desses programas é o de Capacitação de Fornecedores Locais que promove oficinas, visitas técnicas e qualifica os empreendedores e as empresas locais para atenderem grandes empreendimentos. Existem ainda iniciativas voltadas ao desenvolvimento de produtores rurais, empreendedorismo e fortalecimento de associações.

Para a coordenadora de Gestão Social da Nexa Aripuanã, Amanda Fraga, o investimento social no município constrói um legado em diferentes frentes para os moradores da cidade. “Atuamos em Aripuanã em áreas diversas, com obras de infraestrutura, como as reformas de unidades básicas de saúde, apoio técnico para fortalecimento da gestão pública, como também projetos e iniciativas sociais de alto impacto, com destaque para as ações voltadas a prevenção da violência contra mulheres, proteção à infância, educação ambiental, empreendedorismo e fortalecimento da produção rural. Iniciativas que impactam positivamente a comunidade como um todo”, comenta.