.

Quais são as usinas FV com os maiores fatores de capacidade?

Estudo lista as dez maiores e traz mais detalhes sobre cada um dos empreendimentos no Brasil

FONTE: Canal Solar

Um ranking elaborado pela ePowerBay, empresa de inteligência de mercado especializada no setor de energia renovável, revelou quais são as usinas solares com os maiores fatores de capacidade do Brasil.

Trata-se de um conceito que, em linhas gerais, representa o quanto um empreendimento fotovoltaico consegue gerar de energia em relação ao seu máximo possível.

Ao todo, foram avaliadas 237 usinas em operação – que, juntas, apresentaram um fator de capacidade médio de 22,4%. As informações são referentes ao mês de novembro de 2022.

levantamento também trouxe detalhes sobre quais são as empresas responsáveis pelos complexos, assim como seus respectivos fornecedores de módulos, inversores e trackers. 

Em primeiro lugar, ficou a usina Solar Serra do Mel II, com fator de capacidade de 34,77% (103,11 MW), localizado no Complexo de Serra Branca, no Rio Grande do Norte.

espaço é administrado pela Voltalia e conta com módulos fotovoltaicos da Canadian Solar, inversores da Sungrow e trackers da NexTracker. 

A usina possui capacidade instalada de 103,11 MW e contratos privados de venda de energia de longo prazo firmados com várias empresas, incluindo clientes como Copel e Braskem.

Segundo a Voltalia, toda a energia produzida é responsável pela redução da emissão de quase 126 mil toneladas de CO₂ por ano na atmosfera.

Controle operacional

De acordo com o estudo da ePowerBay quatro empresas são responsáveis pela administração das dez usinas com maior fator de capacidade do Brasil.

Além da Voltalia – que também possui a usina Solar Serra do Mel I em quinto lugar da lista – também estão no ranking a EDP Renováveis, com cinco usinas (Complexo Barreto I, II, III, IV e V); a AES Brasil com outras duas (Água Vermelha IV e VI), e a Canadian Solar com mais uma planta em operação (Lavras 6).

Confira abaixo o ranking das dez usinas solares com os maiores fatores de capacidade do Brasil: