.
Siemens Gamesa contribuirá para implantação do Porto-Indústria Verde no RN
Empresa vai participar dos estudos técnicos finais do projeto que visa dar suporte à indústria eólica offshore e produção de hidrogênio verde
FONTE: Brasil Energia
A fabricante de turbinas eólicas Siemens Gamesa assinou um memorando de entendimento para formação de parceria com o governo do Rio Grande do Norte, com o objetivo de contribuir com os estudos técnicos finais para a implantação do chamado Porto-Indústria Verde.
A previsão é que, quando estiver em funcionamento, o empreendimento dará suporte à indústria eólica offshore e produção de hidrogênio verde, além de apoiar a exportação de sal, ferro, pescado e produtos da fruticultura potiguar.
“Estamos muito animados com o interesse da Siemens Gamesa de contribuir com esse nosso projeto. De fato, precisamos do conhecimento da empresa”, disse a governadora Fátima Bezerra. “Sabemos que o porto-indústria é a âncora do desenvolvimento do estado no setor de renováveis, e a Siemens Gamesa tem grande interesse em fazer parte desse processo, afinal, é também no Rio Grande no Norte que se encontra a nossa maior frota de turbinas instaladas”, afirmou o diretor geral da Siemens Gamesa no Brasil, Felipe Ferres.
A avaliação da localização do porto-indústria e estudos ambientais, além dos estudos de viabilidade técnica econômica e ambiental, já foram concluídos. O plano agora é avançar para os projetos básicos-executivos.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, lembrou que o Rio Grande do Norte é o estado líder em produção de energia eólica onshore no Brasil, e já há nove projetos eólicos offshore no estado com solicitação de licença no Ibama.