.
MME prevê 21 leilões de energia para triênio 2023-2025
Cronograma prevê sete certames por ano, que serão realizados entre os meses de agosto e dezembro
FONTE: Brasil Energia
O MME publicou, na quinta-feira (22/12), o cronograma de leilões para contratação de geração de energia elétrica para o triênio 2023-2025. Serão realizados sete certames por ano, que estão previstos para ocorrer entre os meses de agosto e dezembro.
O leilão de reserva de capacidade, pelos termos da lei 14.182/2021, vai ocorrer nos meses de julho; os A-4 e A-6 nos meses de agosto de cada ano; e os certames para suprimento isolados em outubro. Já os certames de reserva de capacidade na forma de potência estão previstos para novembro, enquanto os A-1 e A-2 para os os meses de dezembro.
A portaria também consta que os agentes de distribuição devem apresentar as previsões de necessidade de contratação para os leilões A-4 e A-6“, até o dia 15/09 do ano anterior. A medida visa conhecer a necessidade de contratação antes da publicação das portarias de diretrizes para esses leilões, que vai possibilitar um planejamento mais preciso dos certames.
Além disso, também há a possibilidade de realizar os leilões anuais para contratação de reserva de capacidade, na forma de potência, caso seja apontada a necessidade em estudos de planejamento energético e de operação do sistema elétrico. Assim, ficam condicionados à EPE.