.
A 3R Petroleum assume as Operações do Polo Papa Terra na Bacia de Campos e faz a Companhia dar um salto de qualidade
FONTE: PetroNotícias
A 3R Petroleum mostra apetite, conclui a aquisição e assume hoje (23) as operações do Polo Papa Terra, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Com a transição operacional finalizada, Papa Terra se torna o segundo ativo offshore e o sétimo do portfólio operado pela companhia. O campo está localizado em águas profundas, a aproximadamente 100 km da costa do estado. A ANP aprovou a transferência da participação de 62,5% dos direitos da concessão sobre o campo de produção de Papa Terra à 3R Petroleum Offshore, subsidiária na qual a companhia possui 85% de participação. O ativo foi adquirido em julho de 2021, dentro do Programa de Desinvestimento da Petrobrás. Ricardo Savini, CEO da companhia, explicou que Papa Terra é um polo muito importante para a 3R Petroleum e fortalece a estratégia de construir um portfólio diversificado entre operações onshore e offshore. “Com essa conclusão, a Companhia fica a dois ativos de assumir integralmente todos os polos adquiridos da Petrobrás. Isso evidencia o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, social e financeiro e com nossos acionistas e stakeholders”, declarou. O volume de reservas provadas mais prováveis é de 172,0 milhões de barris de óleo equivalente para 100% de Papa Terra. A companhia possui participação líquida de 53,13% do ativo, o que representa 91,4 milhões de boe em reservas.
A transação prevê a transferência para a 3R Offshore da parcela detida pela Petrobrás no ativo, bem como toda a infraestrutura de produção e os sistemas submarinos associados, dentre os quais se destacam a P-61 e a P-63 (foto à direita), que passam a ser identificadas como 3R-2 e 3R-3, consecutivamente. A 3R-3 é um FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading), com capacidade instalada para processar até 140 mil barris/dia de petróleo e 1 milhão de m³ de gás natural. A embarcação possui apenas oito anos de uso e conta com alta capacidade de processamento e estocagem de óleo, assim como as linhas flexíveis e os equipamentos submarinos que se conectam ao FPSO. A 3R-2 uma plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Platform), a única do tipo instalada no país, e começou a operar em 2015. Ambas as unidades estão nacionalizadas no contexto do REPETRO-SPED e em plena operação.
O parceiro estratégico da 3R para operação e manutenção das plataformas é a Altera&Ocyan, uma joint venture especializada na produção de petróleo em águas profundas, formada entre a Ocyan e a Altera Infrastructure. “A Altera&Ocyan parabeniza a 3R pelo início das operações e comemora o novo marco dessa parceria, e se orgulha de ter sido escolhida pela 3R Petroleum para operar as unidades de produção do projeto Papa Terra. É um grande passo para a A&O, a operação e manutenção de ativos de outra empresa, ampliando o escopo de serviços que oferece ao mercado”, afirmou Jorge Mitidieri, membro do Conselho da Altera&Ocyan, um antigo e respeitado profissional do mercado de petróleo.
A 3R Petroleum assumiu integralmente em 2022 alguns dos ativos adquiridos da Petrobrás. Em agosto, foi concluída a transação das operações do Polo Peroá (ES), o primeiro ativo Offshore da Companhia, e Fazenda Belém (CE). Em maio, ocorreu a conclusão da aquisição do Polo Recôncavo (BA). Atualmente, a 3R Petroleum possui nove ativos, em quatro bacias e cinco estados brasileiros. Na Bacia Potiguar, Polos Macau, Pescada Arabaiana, Areia Branca e Potiguar, no Rio Grande do Norte, e Fazenda Belém, no Ceará; Bacia do Recôncavo, que engloba os Polos Rio Ventura e Recôncavo, na Bahia; a Bacia do Espírito Santo, onde se localiza o Polo Peroá, no Espírito Santo; e a Bacia de Campos, onde, em águas profundas, está o Polo Papa Terra, no Rio de Janeiro.