.

Rio Grande do Norte e Nordex celebram acordo para instalação de porto-indústria

MoU tem vigência de dois anos e prevê estudos técnicos visando a criação de um complexo para auxiliar projetos de energia eólica e hidrogênio verde

FONTE: Brasil Energia

O governo do Rio Grande do Norte assinou, na terça-feira (18/10), durante o 13º Brazil Windpower, um memorando de entendimento (MoU) com a Nordex Energy Brasil para a realização de estudos técnicos visando a instalação de um porto-indústria. O objetivo é que o futuro empreendimento auxilie projetos de energia eólica onshore e offshore e de produção de hidrogênio verde.

A parceria vai fomentar encontros, discussões e visitações técnicas a áreas que possam receber o complexo. O contrato tem vigência de dois anos.

“Estamos avançando para que o nosso estado esteja bem posicionado quando for realizado o primeiro leilão para geração de energia offshore”, destacou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Segundo ela, a região é líder na geração eólica onshore, com capacidade instalada de 6,7 GW. Em mar, o potencial é de mais de 140 GW.

Para o presidente da Nordex, Felipe Ferreira, a instalação do porto-indústria vai trazer uma cadeia de suprimento voltada para o campo de energia, além de promover importações e exportações a partir do Rio Grande do Norte.