.
América Latina terá 34 GW de eólica offshore até 2050, diz Wood Mackenzie
Crescimento anual previsto é de 15,4% a partir de 2032, quando os primeiros projetos devem entrar em operação na região
FONTE: Brasil Energia
Os projetos de eólica offshore vão chegar a marca de 34 GW de capacidade instalada até 2050 na América Latina, segundo análise da Wood Mackenzie. A alta é impulsionada, principalmente, pelos investimentos em inciativas de hidrogênio verde fora da rede.
O crescimento anual previsto é de 15,4% a partir de 2032, quando os primeiros projetos devem entrar em operação na região. Segundo o estudo, o Brasil e a Colômbia estarão na liderança.
“Ambos os países têm um número crescente de projetos planejados, e o crescimento do pipeline anunciado este ano na América Latina já representa uma participação de 34% dos anúncios globais de novos projetos, no terceiro trimestre de 2022″, destacou o analista de pesquisa, eletricidade e renováveis da Wood Mackenzie, Kárys Prado.
A Wood Mackenzie prevê que o Brasil vai capturar cerca de 6% do suprimento total de hidrogênio verde do mundo até 2050, com o mercado ganhando escala após 2030. No entanto, apenas 20% das instalações de hidrogênio verde no país estarão conectadas à rede.
Dentre os desafios, destaca-se a demanda limitada de energia, as restrições de infraestrutura de transmissão, a concorrência de outras fontes, bancabilidade do projeto e os problemas da cadeia de suprimentos.