.

Furnas desenvolve e implementa metodologia BIM integrada com georreferenciamento

Subestação de Mascarenhas de Moraes, em Minas Gerais, recebeu o projeto piloto

FONTE: Brasil Energia

Furnas desenvolveu e está em fase de implementação de um projeto inédito de integração da metodologia Building Information Modeling (BIM) ao sistema Geographic Information System (GIS) de georreferenciamento. O Geobim pode ser aplicado em novos projetos, futuras ampliações de subestações de alta tensão e usinas, além de otimizar processos de manutenção e gestão de ativos em operação.

O projeto piloto foi implementado na subestação de Mascarenhas de Moraes, em Minas Gerais, para trazer um modelo virtual 3D parametrizado da região. Ele será a referência para implantação do Geobim nos demais ativos de transmissão da estatal.

modelo virtual 3D é denominado “gêmeo digital”, que reúne informações desde os componentes dos ativos até os preços. Em nota, Furnas informou que o BIM facilita a tomada de decisões em todos os níveis e forma uma base única de integrada de informação.

A inciativa é fruto do programa de P&D da Aneel realizado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a empresa Imagem Geosistemas. Furnas vai integrar o BIM, uma base única de informações, ao GIS, referente à localização geográfica dos ativos. Os dados serão armazenados na “nuvem” nos ambientes das tecnologias e são implementados para operação.