.

Projeto Star da Bracell é referência em tecnologia

FONTE: Revista OE

Com início das operações no final de 2021, o Projeto Star é caracterizado pelo o que existe de melhor em termos de tecnologia para o setor. A nova fábrica em Lençóis Paulista foi construída para expansão da capacidade de produção de 250 mil toneladas/ano de celulose kraft, para 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas/ano de celulose kraft. O projeto representa o maior investimento privado no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos. A expansão conta com as mais recentes tecnologias voltadas para uma fábrica de celulose de nova geração, sem o uso de combustíveis fosseis. Além disso, é autossuficiente em energia, e o excedente abastece o Sistema Interligado Nacional com energia limpa e de alta qualidade. Possui duas linhas flexíveis projetadas, prioritariamente, para produzir celulose solúvel.

Após a conclusão da expansão, a fase de operação emprega cerca de 6.650 trabalhadores, diretos e terceirizados de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística.

Para a execução da montagem eletromecânica responsável pela interligação de processos, conhecida como BOP (Balance Of Plant), a Bracell também contratou a consultoria da filandesa Poyry.

O acordo, assim como na LD, foi na modalidade EPCM, onde inclui as interligações entre todas as áreas de processo, os turbogeradores e sistemas de distribuição de vapor, a central de resfriamento de água e outros sistemas complementares.