.
Complexo eólico Wind Park em fase de licenciamento ambiental
Projeto conta com investimento estimado em R$ 3,3 bilhões e engloba 150 aerogeradores com capacidade de 4,5 MW cada, chegando, ao todo, a 675 MW
FONTE: Brasil Energia
Está em está em fase de licenciamento ambiental o complexo Eólico Wind Park, no município de Rio Grande (RS). O projeto da Wind Park conta com investimento estimado em R$ 3,3 bilhões e engloba 150 aerogeradores com capacidade de 4,5 MW cada, chegando, ao todo, a 675 MW.
O empreendimento já obteve o termo de referência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e concluiu estudos de impacto ambiental exigidos. A empresa avalia que a licença prévia deve ser obtida no início de 2023. Além disso, já aguarda o Despacho de Registro de Outorga (DRO) da Aneel, permitindo a solicitação de acesso ao sistema de conexão elétrico para escoamento da energia a ser produzida, momento em que poderá receber investidores interessados.
Pablo Castellarin, sócio-diretor da Wind Park, destaca que o complexo conta com logística facilitada, proximidade da conexão elétrica com a subestação na região e qualidade do recurso eólico, entre outros.
Para o executivo, com a mudança gradativa na racionalização do modelo de tarifas de transmissão pela Aneel para os geradores (Tust), projetos mais próximos de grandes centros de carga consumidores e com infraestrutura de rede disponível (como Sul e Sudeste) sairão na frente, uma vez que os agentes que estão mais distantes e oneram mais o SIN deverão pagar proporcionalmente mais pelo acesso.
De acordo com a Wind Park, desde 2010, torres anemométricas estão em funcionamento no local projetado para o complexo eólico. Esses instrumentos são responsáveis por medir e certificar os ventos da região. A série histórica de 12 anos com acompanhamento das empresas Lehber e Inova identificou um fator de capacidade de 50,2%, índice considerado alto por especialistas. A título de comparação, a média das plantas gaúchas é de 34,5%, enquanto que no Nordeste a média máxima chega a 60%.