Enerfín assina acordo para projeto de hidrogênio verde no RS
FONTE: Energia Hoje
O governo do Rio Grande do Sul e a Enerfín do Brasil, empresa do grupo espanhol Elecnor, assinaram, na última semana, um memorando de entendimento para desenvolvimento de potencial projeto de hidrogênio verde no estado.
Trata-se do segundo memorando com esta finalidade firmado pelo governo – em dezembro do ano passado, o estado fechou parceria com a White Martins.
O Rio Grande do Sul tem empreendido estudos para fazer uma transição para descarbonização por meio do uso do hidrogênio verde. O estado já opera com 80% de energia renovável, sendo cerca de 20% de eólica.
A utilização de hidrogênio verde está de acordo com o compromisso assumido pelo Rio Grande do Sul de neutralizar as emissões de carbono no estado em 50% até 2030, meta assumida também pelo Brasil no Acordo de Paris.
Em novembro de 2021, o governador Eduardo Leite esteve na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, para reafirmar o compromisso do estado. Além disso, em outubro, o governador visitou a sede da Enerfín, subsidiária de energia eólica do Grupo Elecnor, em Madri, na Espanha.
No Rio Grande do Sul, a Elecnor implantou o complexo eólico de Osório, primeiro parque eólico de grande porte da América Latina, segundo o governo estadual.
O local visto como uma opção para receber o projeto é o porto do Rio Grande, em Rio Grande. É o maior distrito industrial do estado, com 2.580 hectares e retroáreas disponíveis.
Outros estados, como Ceará e Rio Grande do Norte, também possuem iniciativas que visam o desenvolvimento de uma cadeia de produção e exportação de hidrogênio verde.