PETROCITY ASSINA CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO DE FERROVIA QUE LIGARÁ MINAS A GOIÁS
FONTE: Petronotícias
A Petrocity Ferrovias, presidida por José Roberto Barbosa, assinou recentemente um novo contrato com o Ministério da Infraestrutura visando a construção da Estrada de Ferro Planalto Central (EF-355), ligando Unaí, em Minas Gerais, a Campos Verde, em Goiás. Assim, a empresa recebeu da pasta o aval para as obras de 530 quilômetros da linha férrea, dentro dos moldes do novo Marco Legal Ferroviário do Brasil, mediante autorização.
Ao todo, a EF-355 cortará 17 municípios entre Minas Gerais e Goiás: Unaí, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antonio do Descoberto, Alexânia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Vila Propício, Goianésia, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Uruaçu, Pilar de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e Campos Verdes.
A ideia da Petrocity é possibilitar que, por meio de uma transferência de vagões na Unidade de Transbordo e Armazenagem de Carga (UTAC) de Unaí, os produtos da região do Cerrado possam ser enviados ao futuro Centro Portuário de São Mateus (CPSM), através da outra ferrovia já autorizada, a EF 030, que sairá de Brasília até o porto no litoral norte capixaba, numa extensão de 1.300 quilômetros.
O grupo Petrocity planeja captar e investir R$ 30 bilhões para construir um dos principais hubs logísticos do Brasil, que inclui o CPSM e quatro ferrovias. A expectativa da empresa é que os projetos trarão grande impacto na geração de emprego e transformação econômica para uma vasta região que vai desde o Norte-Noroeste do Espírito Santo, Sul da Bahia, Vale do Aço, Norte Mineiro, Estado de Goiás e Distrito Federal.