OCYAN E PETROBRAS ACERTAM DESCONTO PARA DESCOMISSIONAMENTO

FONTE: Brasil Energia

A Petrobras e a Ocyan concluíram as negociações para contratação do serviço de descomissionamento das estruturas subsea remanescentes dos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Rio das Ostras e Piranema.

Segundo apuração do PetróleoHoje, o preço final acordado ficou abaixo de US$ 900 milhões, ante o valor original de US$ 960 milhões, o que fez com que a fornecedora tivesse a melhor proposta.

A expectativa é que Petrobras e Ocyan assinem contrato em março. As negociações entre as empresas foram concluídas em janeiro.

Em dezembro, o PetróleoHoje antecipou que a Ocyan tinha apresentado o melhor preço da licitação, sendo que, recentemente, no dia 14 de janeiro, a comissão de licitação divulgou o resultado da classificação e a lista das outras seis empresas que também disputaram a concorrência – Empresa Construtora Brasil, Prática Engenharia, Lotus ICT Empreendimentos, FirstOil Prática Offshore, Superbraco Serviços Marítimos e AES Union do Brasil.

A licitação está em fase de recurso administrativo. Fontes do PetróleoHoje anteciparam que há, pelo menos, um pedido de recurso já colocado.

A Ocyan terá prazo de cinco dias úteis para apresentar os esclarecimentos em relação aos recursos. Após esse prazo, a Petrobras terá cinco dias úteis para se posicionar.

O serviço será direcionado às bacias de Campos e de Sergipe, sendo que os três FPSOs já foram desmobilizados dos projetos. O contrato exige a aquisição de serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte (EPRD – Engineering, Preparation, Removal, and Disposal) para descomissionamento dos sistemas submarinos pertencentes às três unidades de produção.

O serviço incluirá o descomissionamento de 21 poços e 274.168 metros de linhas flexíveis e outros equipamentos, tendo prazo total de dois anos e meio. O programa prevê 10 poços na antiga área do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, com 132.789 metros de linhas flexíveis, nove poços remanescentes do FPSO Piranema, com 120.195 metros de linhas, e dois poços na antiga área do FPSO Cidade de Rio das Ostras, com cerca de 21,1 mil metros de linhas.

edital da licitação foi lançado em agosto de 2021.