MAHA INICIA OPERAÇÕES DE PERFURAÇÃO NO TIE-5
FONTE: Revista Brasil Energia
A Maha Energy iniciou as operações de perfuração do poço Tie-5, localizado no campo de Tiê, na Bacia do Recôncavo, informou a companhia em comunicado publicado na quarta-feira (26/1). O segundo poço horizontal do campo, projetado para a porção norte do reservatório de Água Grande, também será concluído com o uso de uma bomba submersível elétrica, semelhante aos testes realizados no Tie-4.
“À luz do desempenho muito positivo do poço Tie-4, estamos muito animados para começar a perfurar o Tie-5. Nossa equipe de perfuração no Brasil melhorou significativamente o projeto de poço do Tie-4 e estou confiante de que conseguiremos posicioná-lo horizontalmente no reservatório de Água Grande”, disse o CEO da Maha Energy, Jonas Lindvall, no comunicado da companhia.
A petroleira afirma que mudanças significativas foram realizadas no projeto de poço do Tie-5, para resolver os problemas encontrados durante a perfuração do Tie-4. Essas mudanças foram possíveis devido a um estudo geomecânico realizado no Tie-4, para aquisição de dados, cujas descobertas e recomendações foram incorporadas ao programa de perfuração do Tie-5.
De acordo com o cronograma da Maha, a expectativa é que a perfuração do Tie-5 seja iniciada dentro de duas semanas. Além de Tiê (100%), a companhia opera o campo de Tartaruga (75%), na Bacia de Sergipe-Alagoas, e possui participação de 100% em cinco blocos exploratórios no Recôncavo (REC-T 155, 129, 142, 117 e 118).