Eólica tem recorde em 2021
FONTE: Valor Econõmico
O Brasil terminou 2021 com o maior acréscimo em potência instalada desde 2016, totalizando 7,5 gigawatts (GW) que passaram a fazer parte da matriz elétrica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em equivalências energéticas, o montante equivale a duas usinas de Jirau, a quarta maior hidrelétrica do Brasil (com 3,7 GW). O destaque ficou com a fonte eólica, que teve a maior entrada em operação registrada no país, com 3,6 GW de potência instalada, marca que ultrapassou os 2,7 GW liberados pela agência em 2014, até então o recorde de entrada em operação da fonte no Brasil.
Cruzeiros com covid
Quatro dias após zarpar do porto do Rio, o navio MSC Preziosa retornou ontem à capital fluminense para o desembarque de passageiros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que existem 33 casos de covid-19 na embarcação, sendo 25 tripulantes e oito passageiros. O transatlântico passaria sete noites no Nordeste. Ontem, o MSC Preziosa chegou ao Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Os passageiros começaram a desembarcar pouco depois das 8h30, em duplas, por ordem de andares – do último ao primeiro.
Rede D’Or em MS
A Rede D’Or São Luiz comunicou ao mercado ontem que adquiriu o capital social do Hospital Santa Marina, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A operação, realizada por meio da afiliada Hospital Proncor, está avaliada em R$ 25 milhões. O endividamento líquido será deduzido do montante. A Rede D’Or afirma que o Hospital Santa Marina possui trinta leitos e integrará a estratégia de expansão do Proncor, localizado na mesma cidade.
Minério em ritmo de alta
Os preços do minério de ferro mantiveram a trajetória de alta na primeira semana do ano, em meio ao aumento no interesse de compra tanto no mercado internacional quanto nos portos chineses, disseram fontes à publicação especializada “Fastmarkets MB”. A tonelada do minério com 62% de teor de ferro foi cotada, de acordo com a Fastmarkets, a US$ 124,89 no porto de Qingdao ontem. Isso representou alta de 1,44% em relação ao dia anterior. No ano, a principal matéria-prima do aço acumula evolução de 3,43%. “A demanda de minério de ferro aumentou significativamente porque a maioria das usinas ainda enfrenta restrições de sinterização e o fornecimento de pelotas de minério de ferro é limitado.”
Tráfego na CCR sobe
O tráfego de veículos nas rodovias administradas pela CCR subiu 1,3% entre os dias 17 e 23 de dezembro e 12% entre os dias 24 e 30 de dezembro, na comparação com o mesmo período de 2020, divulgou a empresa. No acumulado do ano de 2021 até o dia 30, a alta foi de 13,5%.Excluindo o tráfego da ViaSul, cuja cobrança de pedágio começou em fevereiro de 2019, da ViaCosteira, que iniciou operações em maio do ano passado, e da RodoNorte, cujo contrato se encerrou em 27 de novembro, houve alta de 2,2% no fluxo semanal da concessionária entre 17 e 23 de dezembro e 13% entre os dias 24 a 30 do mês passado.