Ceará assina acordos de hidrogênio verde e energia solar

FONTE: Brasil Energia

Ingenostrum vai construir dois complexos solares de quase 2 GW e Total Eren pretende produzir hidrogênio verde no estado

O governo do Ceará assinou na quarta-feira (08/12) dois memorandos de entendimentos na área de energias renováveis que resultarão em mais de R$ 7,6 bilhões de investimentos. 

Um deles foi assinado com a empresa Ingenostrum do Brasil para a construção de dois complexos de energia solar fotovoltaica em Ibicuitinga e Quixadá, totalizando quase 2 GW de potência. Isso aumenta em mais de 50% a capacidade do estado em produção de energia limpa.

Os empreendimentos preveem a geração de quase 6 mil empregos na fase de construção, e de 335 durante a operação total das unidades.

O outro é o 13º memorando de entendimento do Ceará para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. O protocolo foi firmado com a Total Eren, subsidiária controlada do Eren Group.

O hub de hidrogênio verde do estado foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).