Aeroporto de Salvador recupera 100% dos resíduos sólidos que gera e é considerado o mais sustentável do Brasil
FONTE: Green Post
Na lista dos 10 aeroportos mais movimentos do Brasil, o Salvador Bahia Airport foi destino e ponto de partida de 3,6 milhões de passageiros no ano de 2020 – que, inevitavelmente, deixaram ‘lembranças’ no local. Para onde vai todo o lixo gerado por essas pessoas enquanto esperam por seus voos?
No Aeroporto de Salvador, desde o ano passado, 100% dos resíduos sólidos gerados dentro da edificação são recuperados, em vez de serem destinados para aterros sanitários.
Trata-se do projeto Aterro Zero, que encaminha todo esse lixo para uma Central de Resíduos, onde é triado e reintroduzido em processos produtivos, por meio de atividades de reciclagem e compostagem, seguindo o conceito de economia circular.
A prática, atrelada a outras iniciativas socioambientais adotadas na edificação – como, por exemplo, a instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes, que garante a utilização de água de reuso em suas atividades e trata 100% dos efluentes gerados, evitando que cheguem até corpos hídricos – deu ao aeroporto o título de mais sustentável do Brasil por 2 anos consecutivos até o momento.
O reconhecimento é concedido pela Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, que na última edição da iniciativa também destacou as práticas de Sustentabilidade dos aeroportos de Macaé, no Rio de Janeiro, e de Manaus, no Amazonas.