Biometano é a rota mais fácil para produzir hidrogênio verde, diz Air Liquide

FONTE: Brasil Energia

Gás renovável substitui o gás natural na produção do H2 sem necessidade de mudar processo

A Air Liquide, uma das principais produtoras de gases industriais do mundo, aposta no biometano como a mais barata e rápida rota de se produzir hidrogênio verde.

Segundo explicou durante o Forum do Biogás, em São Paulo, o diretor de desenvolvimento de novos negócios da empresa, Caio Mogyca, o uso da fonte renovável tem a vantagem de aproveitar a infraestrutura existente para produção de hidrogênio convencional (cinza ou azul, este último com a captura do carbono), a partir da reforma do gás natural, sem necessidade de investir em novos processos.

“Com o biometano, que é o gás natural renovável, não há necessidade de se investir em eletrolisadores e sistemas de energia elétrica”, disse o executivo se referindo à tecnologia de elétrolise da água com uso de energia renovável, que hoje é difundida para ser agregada com o suprimento de parques eólicos ou solares. “Usamos os mesmos reformadores de gás natural para fazer a migração para o gás renovável”, completou.

De acordo com Mogyca, o grupo de origem francesa trabalha com duas possibilidades para passar a produzir o hidrogênio verde com o biometano. A primeira é por meio da injeção direta. Neste caso, há a possibilidade de uma unidade integrada em mesmo complexo, na qual se produz o biogás, posteriormente purificado para biometano, para alimentar diretamente o reformador de gás para produção do hidrogênio, ou por meio do biocombustível líquido transportado de outro site produtivo.

A segunda frente, considerada a mais fácil e que foi implementada em uma unidade da Air Liquide em Las Vegas, nos Estados Unidos, é o chamado biometano equivalente. Por essa solução, a Air Liquide produz o biometano em outras regiões dos Estados Unidos, onde há substrato para a produção, injeta na rede de gás natural e faz a compensação por equivalência na sua unidade de hidrogênio.

“Esse é o modelo mais rápido, fácil e barato de produzir o hidrogênio verde e que passa obrigatoriamente pelo biometano”, disse. Além disso, explica Mogyca, a planta tem a possibilidade ainda de continuar a produzir o hidrogênio conforme a demanda contratada de seus clientes, seja o cinza ou o azul.

A unidade de Las Vegas é a primeira da empresa voltada para atender a demanda de hidrogênio verde, específica para o mercado de combustível de transportes de veículos leves e pesados da Califórnia.