O impacto da rede 5G para a indústria

A rede 5G é a evolução da Internet móvel e tem a promessa de revolucionar a sociedade, possibilitando um maior número de objetos conectados. A transformação digital tem impactado muitas áreas do nosso cotidiano, fazendo com que os saltos da tecnologia exijam uma revolução também nas redes móveis.

Em uma sociedade que busca cada vez mais poder de conexão, o 5G foi desenvolvido para elevar os padrões de velocidade da Internet móvel e suportar o grande volume de informações trocadas por dispositivos sem fio, com alcance muito maior do que é atualmente, e que será útil para muitas novas possibilidades em diversos setores.

O que é a rede 5G?

A rede 5G é a quinta geração de Internet móvel e promete velocidades mais rápidas de downloads uploads em relação à geração anterior, o 4G. A nova geração assegura mais cobertura de rede e transferências de dados, além de aumentar significativamente as conexões simultâneas. Sua proposta é permitir que mais dispositivos se conectem na rede ao mesmo tempo, impulsionando a expansão da Internet das Coisas (IoT) com o uso massivo de objetos inteligentes.

Assim como as gerações anteriores, o 5G também funcionará através de ondas de rádio, porém com faixas de frequências mais altas. No Brasil, será utilizado o espectro entre 600 e 700 Mhz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 Ghz. As antenas do 5G serão acopladas às antenas já existentes, que serão adaptadas e funcionarão em paralelo com a nova tecnologia.

Um mecanismo inteligente será responsável por focalizar as ondas de rádio, que serão direcionadas conforme a demanda dos dispositivos que requisitarem a conexão à rede, ao invés de focalizar em todas as direções, permitindo que a capacidade de cada antena seja otimizada. A previsão é que em junho de 2022 todas as capitais do Brasil terão acesso à tecnologia do 5G.

O que muda em relação às gerações anteriores?

Mais velocidade e menos latência: Estima-se que a rede 5G seja até cem vezes mais rápida do que a rede móvel atual, alcançando taxas de até 10 Gbps de download. Com isso, a nova tecnologia também terá melhorias na latência, tornando-a quase imperceptível e proporcionando experiências como nunca vistas antes com dispositivos ultra rápidos e menor consumo de energia.

Largura de banda: A largura de banda é mais um destaque do 5G, que com seu espectro de onda, permitirá até um milhão de conexões por metro quadrado, número dez vezes superior que o 4G.

5G e Cloud Computing

Cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso de diversos recursos, softwares e informações. Os serviços de cloud computing são acessíveis de qualquer lugar ou dispositivo, como os smartphonestabletsnotebooks e computadores, desde que estejam conectados à Internet.

A computação em nuvem, como também é chamado o cloud computing, utiliza a conectividade com a rede para funcionar, excluindo a necessidade de fazer downloads ou se conectar a um computador pessoal. Assim, ela possui elasticidade para se adaptar a todo tipo de demanda sem a necessidade de troca dos equipamentos já existentes, reduzindo custos com infraestrutura tecnológica.

Alguns exemplos de cloud computing são os serviços como: Google Drive, Dropbox, Google Docs, Spotify, iCloud, e outros, onde a conexão à Internet é suficiente para utilizar todos os seus recursos. Com a rede 5G, a tecnologia de computação em nuvem pode ser ainda mais aprimorada e atingir lugares mais distantes com uma conexão à Internet de qualidade, estável, segura e mais acessível.

Impactos do 5G nas indústrias

A quarta revolução industrial ou a indústria 4.0, como também é chamada, ganhou força com o uso de tecnologias como a inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas e cloud computing.

Agora com a maior velocidade de conexão e qualidade da rede 5G, será possível ampliar a automação industrial, aperfeiçoar as ferramentas já utilizadas e digitalizar setores inteiros, capazes de transformar as rotinas de trabalho. Por mais que a tecnologia já tenha chegado ao setor industrial, as operações não podem ser mapeadas em sua totalidade, pois ainda existem áreas que não podem ser 100% alcançadas com o Wi-fi.

Com a chegada do 5G, a automação dos processos pode ser muito mais eficiente, e o setor pode se beneficiar ainda mais com soluções de realidade aumentada e uso de sensores inteligentes nos equipamentos e máquinas. A nova geração da rede móvel traz um grande impulso para a conectividade de objetos inteligentes, ampliando a tecnologia da Internet das Coisas com a troca de informações não apenas entre objetos, mas em cidades inteiras.

Onde o 5G pode ser utilizado?

Inúmeros dispositivos podem se beneficiar do 5G e ter acesso ao envio e recebimento de dados em alta velocidade. Entre os exemplos práticos da implantação do 5G, podemos citar a expansão da tecnologia da Internet das Coisas, tanto no ambiente doméstico com o conceito Smart Home, quanto nas indústrias e em outros setores, como da logística, da saúde e do varejo, com recursos que prometem revolucionar toda a sociedade. Assim, o 5G pode impactar positivamente em inovações como:

  • Dispositivos autônomos terrestres ou aéreos, como os carros inteligentes e drones;
  • Mapeamento de modelos 3D com interações muito próximas do real com Realidade Estendida (RX);
  • Robôs industriais;
  • Medicina remota e intervenções cirúrgicas realizadas por robôs.

Gostou de saber mais sobre o que é a rede 5G e sua influência para a indústria 4.0? É possível encontrar dispositivos compatíveis com as mais recentes inovações tecnológicas como o 5G aqui na Convex. Somos uma empresa especialista em locação de tecnologia e contamos com um parque tecnológico com mais de 100 mil equipamentos para atender projetos em todo o Brasil.

Fazemos o aluguel de computadores, notebooksChromebookstablets, roteadores, access points, servidores, lousas digitais, carrinhos de recarga, projetores e outros equipamentos de TI importantes para preparar sua empresa, sempre com o melhor custo-benefício.

Acesse nosso blog e confira mais artigos como este! Entre em contato com nossa equipe, conheça todas as nossas soluções e solicite um orçamento. Não deixe de visitar nossas redes sociais:  LinkedInFacebookInstagram, até a próxima!