Fundo dinamarquês firma acordo com RN para eólica offshore e hidrogênio verde
FONTE: Brasil Energia
Copenhagen Infrastructure Partners pretende executar projeto que prevê 1,8 GW de energia eólica offshore e a produção de hidrogênio verde
O governo do Rio Grande do Norte e o fundo de investimentos Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) assinaram, no último dia 12/11, um memorando para execução do projeto Alísios Potiguares, que prevê a geração de 1,8 GW de energia eólica offshore e a produção de hidrogênio verde.
A governadora Fátima Bezerra afirmou que após passar a liderar a geração de energia eólica onshore do país, com 6,1 GW de capacidade instalada, o Rio Grande do Norte se prepara para assumir novo protagonismo com a produção de hidrogênio verde, amônia verde e energia eólica offshore.
A capacidade de produção de energia eólica no mar é de 140 GW, equivalentes a 10 hidrelétricas de Itaipu, de acordo com o governo estadual. O fato de a costa do Rio Grande do Norte ser rasa foi apontado como uma vantagem competitiva, por reduzir custos de instalação e produção.
Em ida à Dinamarca na semana passada, a governadora também assinou memorando de entendimento com a European Energy, visando o desenvolvimento de fontes renováveis no estado. E estabeleceu uma cooperação com a Vestas para definição das bases para o dimensionamento do porto-indústria que está sendo planejado para atender o futuro setor eólico offshore e de hidrogênio verde.
Estados como Ceará e Piauí também vêm buscando acordos de cooperação com empresas interessadas no hidrogênio verde, em função de aspectos como alta instalação de usinas renováveis e infraestrutura portuária, o que facilitaria a exportação.