Hidrogênio verde entra na mira da Prumo
FONTE: Brasil Energia
Grupo lança RFP para estudar viabilidade de projeto no Porto do Açu
A Prumo Logística avalia a possibilidade de investir no segmento de hidrogênio verde, instalando uma planta no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Disposta a ampliar os projetos de fontes renováveis, o grupo irá contratar ao longo de novembro consultoria especializada para desenvolver estudos sobre a viabilidade técnica e econômica do negócio.
A empresa lançou um Request for Proposal (RFP), solicitando ofertas para elaboração de mapeamento completo do projeto. As propostas foram recebidas na sexta-feira (22/09) e começarão a ser avaliadas ainda em outubro.
A empresa vencedora do processo ficará responsável por fazer o detalhamento da parte tributária, todo estudo de custos, avaliação do mercado potencial e formatação da modelagem econômica com vistas a comprovar ou não a viabilidade de instalação da planta de hidrogênio no Porto do Açu. Caso o projeto se mostre efetivamente viável, a Prumo Logística pretende abrir frente de negociações com agentes do setor para buscar parceiros interessados em participar do negócio.
A proposta preliminar em estudo vislumbra uma planta inicial de no mínimo 200 mil a 300 mil toneladas/por ano. Por enquanto, não há estimativa de cronograma de instalação para o projeto em estudo.
Além dos estudos direcionados a avaliar a viabilidade de instalação da planta de hidrogênio verde, a Prumo Logística aposta também no segmento de geração eólica. O grupo programa implantar, também no Porto do Açu, o Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu, que terá potencial instalada de até 2,16 GW.