Assaí tem foco na expansão orgânica e espera abrir até 28 lojas em 2021

FONTE: Valor Econômico

Rede pretende abrir sua primeira loja no Acre neste ano

O Assaí Atacadista espera abrir de 25 a 28 lojas em 2021, especialmente no terceiro e quarto trimestre de 2021, quando a atividade econômica tende a ser mais aquecida e deve ser beneficiada pelo potencial controle da pandemia da covid-19, disse o presidente da companhia, Belmiro Gomes. A rede de atacarejo abrirá sua primeira loja no Acre neste ano. Atualmente, a empresa está em 23 Estados.

“Expansão orgânica continua sendo o grande motor de crescimento”, disse Gomes a analistas em teleconferência de resultados, a primeira divulgação da companhia após a cisão do GPA.

Embora o Assaí tenha criado uma área para dedicar-se a fusões e aquisições, a empresa diz que o foco é mesmo na expansão orgânica. “Mas se aparecer algum ativo no caminho que faça sentido, a companhia vai avaliar”, ponderou Gomes. O Assaí pretende entrar em mais um Estado em 2022.

Atualmente, o Assaí tem 184 lojas e 78 pontos fechados para abertura de lojas de 2021 a 2023.

Preços

Assim como em 2020, há dificuldade para fazer previsão de preços neste ano, disse o presidente do Assaí.

“Ano passado vimos crescer muito a inflação a partir do terceiro trimestre e não vimos uma deflação ainda, como se esperava.” Segundo Belmiro Gomes, não há falta de produtos, mas as exportações ainda pressionam preços, embora as commodities tenham “dado uma estabilizada”. Gomes calcula que a inflação deve retrair-se, com os preços de alguns produtos seguindo essa tendência de recuo na base de comparação anual a partir do terceiro ao quarto trimestre.

Questionado sobre a disputa pela preferência do consumidor final e pela aposta de algumas redes de supermercados por apostarem em preços com perfil de atacado, Gomes disse que a estratégia pode atrair clientes, mas não vai tomá-los. Ele destacou que dados da consultoria NielsenIQ mostraram que no primeiro trimestre o canal Cash and Carry, como é chamado o atacarejo, cresceu cerca de 18% enquanto o canal de hipermercados avançou 2,8%. “Precisa ter custo de atacado para vender a preço de atacado”, acrescentou.

A empresa também estuda modelos de serviços em algumas de suas lojas, como açougue. O modelo está sendo testado em formato piloto em algumas unidades. A potencialç adoção desses serviços em algumas lojas vai depender do perfil da cidade em que a unidade está. Capitais, onde há mais oferta de concorrentes, não são prioridade para ofertar serviços de açougue, por exemplo. “Ainda em projeto piloto, está bem positivo, mas vamos aguardar para dar mais detalhes.”

O executivo também adiantou que a companhia deve apresentar novidades no segundo semestre. Um exemplo dessas novidades deve ser um canal de comércio on-line.