Hidrovias do Brasil fecha acordo para construção de empurradores elétricos de navios no Estaleiro Belov, na Bahia
FONTE: Click Petróleo & Gás
A Hidrovias do Brasil fechou um novo contrato com a Belov Engenharia para a construção de dois empurradores elétricos de navios no estaleiro da empresa, na Bahia. Segundo a Hidrovias do Brasil, o uso dessa tecnologia em empurradores de navios será diferente de tudo já apresentado em nível mundial e tem expectativa de reduzir a emissão de gases poluentes.
Respectivamente, as unidades estão previstas para serem entregues em setembro e dezembro de 2022. A companhia tem planos de, aos poucos, substituir seus empurradores de navios no estaleiro da Bahia, comuns pelos modelos elétricos e mais sustentáveis.
Empurradores elétricos e a sua eficiência no mercado
A tecnologia propõe a redução na emissão de gases por meio da geração híbrida com baterias elétricas, que substituirão a propulsão convencional à diesel, nos estaleiros. Mesmo com a substituição os empurradores de navios, no estaleiro da Bahia, não irão perder a eficiência e tem uma possibilidade de um melhor aproveitamento de energia elétrica renovável.
A expectativa do uso desses novos modelos, da Hidrovias do Brasil é que sejam reduzido as emissões de aproximadamente 2.168 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. As embarcações construídas no estaleiro da Bahia serão batizadas de Poraquê e Enguia, nomes de peixes encontrados na região Amazônica, e terão a DNV como certificadora e a Weg como integradora.
Palavras da Hidrovias do Brasil
Segundo Mariana Yoshioka, diretora de inovação e engenharia da Hidrovias do Brasil, o modelo atuará de maneira sustentável e bastante significativa para o transporte hidroviário. Os estudos sobre o modelo, que será construído na Bahia, começaram em 2018 e o projeto foi finalizado no ano passado.
Segundo ela a escolha de empurradores para este projeto para transição da energia limpa, foi por conta de serem navios que são usadas constantemente, e com maior tempo de emissão de gases, além disso são embarcações que atuam em proximidades dos portos e da população. Ela afirma também que o empurrador poderá ser usado de forma 100% elétrica, sem usar diesel em nenhuma dessas operações de ciclos curtos.
A construção no estaleiro Belov, na Bahia
De acordo com Juracy Vilas-Bôas, sócio-diretor da Belov Engenharia, o contrato para construção das embarcações, é um grande impulso para a empresa investir em suas instalações na Bahia para a construção de outras embarcações.
Segundo ele, a empresa aceitou o desafio de construir os primeiros barcos com propulsão do tipo hidrojato, do mundo. E agora irá fazer os primeiros empurradores elétricos do Mundo.
Belov Engenharia
Fundada em 1981 a Belov Engenharia oferece a seus parceiros experiência nos mais diversos campos na Engenharia Portuária e Subaquática. Ao longo dos anos vem desenvolvendo e apresentando a seus clientes técnicas e soluções inovadoras.
O trabalho da Belov engloba a concepção e construção de portos para grandes navios, obras de recuperação estrutural (inclusive submersas), atividades subaquáticas de inspeções, serviços de mergulho, solda submarina, construções subaquáticas complexas, engenharia e serviços offshore diversos, serviços de ROV e de hidrografia.
Seus engenheiros, técnicos, mergulhadores e pilotos de ROV são peritos em projetos, execução, consultoria e assessoria em obras e serviços de sua especialidade.
A sua base no Rio de Janeiro, com 180.000 m² de área, é dedicada principalmente à indústria de óleo e gás, atuando nos campos de petróleo Offshore com foco em serviços de engenharia, inspeção e manutenção, atendendo de forma sólida a este exigente mercado.
Já a sua filial na Bahia, localizada no local mais abrigado na Baía de Todos os Santos, possui uma área de 70.000 m², com toda a infraestrutura para atender às demandas de suas obras portuárias, subaquáticas, estruturas metálicas pesadas, assim como fabricação de jaquetas e módulos para unidades de exploração e produção de petróleo. Nesta filial fica também sua divisão de máquinas, equipamentos e embarcações diversas.