Porto de Suape publica chamamento público para receber estudos de implantação de terminal de GLP
FONTE: Portos & Navios
Aumento da demanda pelo produto e infraestrutura do porto favorecem a instalação de um novo terminal
O Porto de Suape abriu edital de chamamento público para que pessoas ou empresas doem estudos necessários para implantação de um novo terminal de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP, o gás de cozinha). O processo foi publicado no Diário Oficial do Estado e no site de Suape nesta quarta-feira (18) e a entrega pode ocorrer em até 30 dias corridos, a contar da publicação.
O terminal será implantado em uma área de 82 mil metros quadrados, no porto organizado, servida por tubovia e onde já existem operadores de granéis líquidos derivados de petróleo. A demanda crescente pelo produto e as características que fazem de Suape um hub de granéis líquidos, incluindo o GLP, justificam a necessidade de um novo terminal.
Conforme dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), cerca de 30% do GLP consumido no país são importados e quase todo o volume de importação do produto entra pelo Porto de Suape, que abastece o Nordeste (com exceção da Bahia), parte do Norte e do Sudeste. De janeiro a setembro de 2020, o GLP teve um crescimento de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 1.633.606 toneladas movimentadas, com destaque para os desembarques que registraram alta de 4,71%.